Quantos CARTÕES DE CRÉDITO devo ter? | Todo CUIDADO é pouco!

Atualizado: 13 de jun.

Se você não tem alguns CUIDADOS NECESSÁRIOS, até mesmo ter um único cartão de crédito pode ser um pesadelo! Veja porque...

quantos cartões de crédito devo ter

O cartão de crédito foi criado para facilitar a nossa vida no que diz respeito à transações financeiras, podemos citar como exemplo:

  • O crédito em condições de uso imediato;

  • Maior segurança;

  • Pagamentos com facilidade.

E mais uma série de outros benefícios.


Mas uma das dúvidas de muitas pessoas é: Quantos cartões devemos ter? Já adianto que não há uma resposta exata para esta pergunta, porque há variáveis que devem ser levadas em conta para cada perfil de pessoa, mas fique tranquilo(a) que neste artigo você encontrará a resposta ideal.


Neste artigo você verá os seguintes tópicos:

  1. Quais são benefícios em ter um cartão de crédito?

  2. Quais são os riscos em ter um cartão de crédito

  3. Cartão de crédito, ter ou não ter?

  4. Quantos cartões de crédito devo ter?

  5. Conclusão


Boa leitura! 👌



Quais são os benefícios em ter um cartão de crédito?

O cartão de crédito nos dá uma série de vantagens no dia a dia, devido a sua rapidez e praticidade nas transações financeiras, vamos listar aqui alguns dos benefícios em se ter um cartão de crédito:

  1. Condições de pagamento;

  2. Socorro em caso de emergência;

  3. Facilidade para comprar;

  4. Melhores condições diante das oportunidades;

  5. Segurança.


1. Condições de pagamento

O cartão de crédito nos dá a oportunidade de realizar a compra antecipada de um produto que estamos precisando muito no momento, mas que demoraria muito tempo para comprá-lo se fôssemos juntar todo o dinheiro para comprar à vista.

Neste sentido, você consegue usufruir daquele produto que precisava adquirir e pagá-lo mediante uma pequena quantia, mês a mês, sem que isso te sufoque financeiramente e, ao final, estar livre para realizar a compra de outro produto que venha a precisar.


Na grande maioria dos casos, a compra parcelada deste produto, além de possibilitar sua obtenção de forma antecipada como dito anteriormente, fica com o valor total idêntico ao anunciado à vista, ou seja, com o cartão de crédito você compra parcelado sem juros.



2. Socorro em caso de emergência

É normal passarmos por situações inusitadas, precisarmos de dinheiro para resolvê-las e não ter no momento, mas com o cartão de crédito a gente consegue o recurso necessário para resolver aquele problema momentâneo, na maioria das vezes, sem dificuldades.



3. Facilidade para comprar

Em estabelecimentos físicos é pouco comum termos dificuldade quando compramos com dinheiro em espécie, mas invariávelmente acontece de o vendedor não ter o troco na hora ou ter dificuldade de trocá-lo para te devolver sua sobra, o que faz com que o tempo gasto na compra demore mais que o necessário.

Mas são nas compras feitas na internet que a gente vê o quanto o cartão de crédito nos ajuda, se você optar por realizar uma compra na internet mediante dinheiro em espécie, terá que imprimir o boleto, dirigir-se até um banco, realizar o pagamento, e ainda ter que aguardar até três dias para que o boleto seja compensado e sua mercadoria seja enviada.


Pagando com o cartão de crédito sua compra é aprovada quase que instantaneamente.



4. Melhores condições diante das oportunidades

Quase sempre acontece de nos depararmos com uma promoção que não gostaríamos de perder naquele momento e que talvez não volte a acontecer novamente, isso é muito frustrante não é mesmo?


Mas se temos um cartão de crédito, podemos aproveitar a promoção e aproveitar a oportunidade.



Segurança

Andando por aí com dinheiro em espécie faz com que você corra o risco de ser roubado e não veja seu dinheiro nunca mais, com o cartão de crédito não, e ainda que alguém o subtraia, você pode entrar em contato com sua instituição financeira e solicitar seu cancelamento.

Há ainda a possibilidade de você contratar um seguro que cubra toda e qualquer compra realizada no seu cartão de crédito mediante fraude ou coação, o que acontece muito em caso de clonagem e sequestros.


Estes são os principais benefícios em ter um cartão de crédito, no próximo tópico nos iremos abordar os riscos.



Quais são os riscos em ter um cartão de crédito?

Como nem tudo são flores, o mau uso do cartão de crédito traz uma série de problemas, muitos deles de difícil solução, leia atentamente este tópico e se auto avalie pra não correr riscos de ordem financeira e se precaver contra essas situações contragedoras.


Dentre os riscos em ter um cartão de crédito, podemos citar:

  1. Compras por impulso;

  2. Fraudes;

  3. Incidência de juros;

  4. Risco de endividamento;

  5. Limitação do orçamento.


1. Compras por impulso

Nós somos totalmente estimulados pelo governo, mesmo sem perceber, a comprar cada vez mais, ao baixar a taxa de juros, por outro lado, a mídia nos bombardeia o tempo todo com propagandas meticulosamente pensadas para nos induzir ao consumo.

Tudo isso faz com que você, caso não tome as devidas cautelas com seu orçamento doméstico, afunde em um mar de dívidas das quais não consiga sair tão facilmente, ou ainda, que só saia mediante um milagre.


2. Fraudes

Caso você não disponha de nenhum seguro para te proteger em caso de compras não autorizadas em seu cartão de crédito, pode correr o risco de ser vítima de fraude, por ter seu cartão clonado e ser obrigado a arcar com os custos disso junto ao seu banco.


3. Incidência de juros

É possível a realização de compras parceladas sem juros, porém, em muitos casos, ao parcelar a compra de determinado produto, você estará sujeito à juros, encarecendo o valor do mesmo a um patamar acima do que você pagaria se tivesse paciência em juntar o dinheiro para comprá-lo à vista.


Além disso, com o uso irresponsável e indiscriminado do cartão de crédito, há o risco de não conseguir honrar com o pagamento de um ou outro boleto em determinado momento, fazendo com que você mergulhe de cabeça em uma dívida que cresce rapidamente, por conta dos juros sobre juros que o cartão de crédito possui.



4. Risco de endividamento

Como dito no item anterior, se você não administra bem o uso do seu cartão de crédito, corre o risco de ficar endividado e com isso, ter o seu nome prejudicado, não conseguindo mais nenhum tipo de crédito como financiamentos imobiliários, de automóveis e uma série de outros produtos financeiros.



5. Limitação do orçamento

Outro risco de ter o cartão de crédito envolve o parcelamento indiscriminado das compras, fazendo com que seu orçamento doméstico vá encolhendo até que você não consiga mais respirar.

Se você viver todos os meses com seu orçamento à conta de pagar suas despesas e dívidas, cairá no amargoso abismo da inadimplência caso aconteça algum imprevisto que te demande uma quantia de dinheiro que você não tem de onde tirar.


O ideal é que você não compre parcelado com seu cartão de crédito a ponto ter as parcelas comprometendo todo o seu orçamento doméstico, mas procure deixar uma parte da sua renda sobrando todos os meses, porque se acontecer algum imprevisto que demande pouco dinheiro, você consegue resolver sem se atrapalhar com o cartão de crédito.



Cartão de crédito, ter ou não ter?

Se você nunca soube o que é ter um cartão de crédito, não há resposta pra esta pergunta, as pessoas são diferentes umas das outras e possuem personalidades diferentes e você só saberá se pode ou não ter um cartão de crédito depois de passar pela experiência de tê-lo.


Eu te aconse-lho a adquirir um cartão com um limite pequeno, o ideal é que o limite do seu cartão de crédito seja igual ao valor que sobra do seu orçamento mensal após deduzidas todas as suas despesas.

Procure utilizá-lo apenas para aproveitar algumas promoções de produtos que você queira e não tenha dinheiro no momento, mas que pode repor mediante o pagamento do boleto no mês seguinte sem nenhuma dificuldade, e lembre-se de não estourar o limite nestas comprinhas.


Ao comprar produtos parcelados você faça um levantamento de tudo o que está incluso no boleto com vencimento para o próximo mês, isso para evitar erro de cálculo e você tomar um susto ao ter que pagar tanto as compras à vista quanto a primeira parcela tudo de uma vez só.


Tenha em mente que é importante que você deduza o valor de eventuais parcelas no saldo que você estipulou como o máximo disponível para compras a vista no cartão de crédito, isso fará com que você tenha um maior controle das suas dívidas.





Cartão de crédito não é renda, é crédito!

Um fator muito importante que não é compreendido, ou ao menos levado a sério, é o fato de que é preciso entender que o cartão de crédito não representa uma extenção do orçamento mensal, se o orçamento já está apertado por causa de dívidas, o uso do cartão de crédito para "resolver" o problema só vai resultar em mais dívidas.


Nunca perca de vista o fato de que o cartão de crédito é apenas um empréstimo, e empréstimo você só pega em casos excepcionais.


Para agregar ainda mais no seu entendimento, eu trouxe aqui um excelente video do canal TD Ameritrade que vai te ajudar muito a saber como usar o cartão de crédito com inteligência, assista:



Quantos cartões de crédito devo ter?

Agora sim, depois de termos conhecido os benefícios e os riscos do cartão de crédito, chegou a hora de definirmos a quantidade ideal de cartões que deveríamos ter.

A resposta para esta pergunta é simples, não há a necessidade de se ter dois, cinco ou dez cartões de crédito, você só precisa de um cartão que tenha um limite razoavelmente necessário e todos os benefícios que te atenda, ter multiplos cartões de crédito pode facilmente fazer com que você se enrole com as contas se utilizá-los concomitantemente.


Para encontrar o cartão ideal você precisa responder a basicamente duas perguntas:


Você viaja frequentemente?

Se sim, precisa de um cartão com benefícios voltados para viagem como consultoria de viagens, Concierge, ofertas internacionais, seguro de emergência médicas em viagens e por aí vai.

Você faz compras online de produtos importados?

Se sim, precisa de um cartão internacional.


No mais, procure pelo máximo de outros benefícios adicionais que puder como cash back, descontos em compras e outros, bem como mecanismos de proteção contra compras indevidas como um seguro.


É muito comum também ver gente dizendo por aí que você precisa ter muitos cartões de crédito para contruir uma boa pontuação de crédito, mas isso não é verdade! Tenha absoluta certeza que é plenamente possível que você consiga ter uma boa construção de pontuação de crédito com apenas um cartão.


Basta efetuar o pagamento de suas faturas sempre dentro da data de vencimento e nunca com atraso, bem como evitar inadimplências que sua pontuação de crédito subirá naturalmente.




Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender o quão responsáveis devemos ser ao lidarmos com o uso do cartão de crédito, se você gostou deste artigo, peço que por favor compartilhe com as pessoas que você gosta.


Bjoss e até mais! 😘

HOME



13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo