MULHER CRISTÃ | Entre a destruição e a edificação do lar.

Atualizado: 7 de mai.

Minha irmã, você pode até pensar que não, mas seu lar, seus filhos e seu marido são como um navio cujo leme é você, que têm o poder para guiá-los ao porto seguro ou ao naufrágio.

mulher cristã

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Provérbios 14:1



O que é uma mulher cristã?

Uma mulher cristã é uma mulher que crê em Jesus Cristo e o confessa como o seu único e suficiente Salvador e que, apoiando-se nesta rocha fundamental, age segundo os valores bíblicos dentro e fora do lar.



Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem:
"Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada".

Gênesis 2:21-23


Deus fez a mulher a partir do homem, Ele poderia tê-la feito também através do mesmo elemento a partir do qual criou o homem, o pó da terra, mas não, Ele a fez a partir da costela do homem, sendo ela parte dele e feita para ele.


Estamos falando aqui de Eva e Adão, o primeiro casal, que vivia no Éden em uma paz plena e absoluta, seu lar, um paradisíaco jardim, dava-lhes frutos sem que eles tivessem que se esforçar para produzi-los e ambos ainda podiam se desfrutar constantemente da maravilhosa Presença do Altíssimo.


Todos os elementos então foram alterados pelo pecado, adquirir os frutos tornou-se penoso, a glória se foi e sobre ambos veio sentimentos que até então não havia sobre a terra como ódio, inveja, ira, contendas e toda sorte de sentimentos facciosos, isso porque trocaram a verdadeira Sabedoria pela sabedoria maldita vendida pela serpente.



Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:14

Os sentimentos pecaminosos que sobrevieram às criaturas por intermédio do pecado tiveram suas amarras cortadas pelo suficiente sacrifício do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, os efeitos porém, continuaram a perturbá-los diuturnamente.


O ponto intrigante porém de toda essa tragédia e que passa desapercebido pela compreensão de muitos é que a desobediência responsável pela contaminação, não somente daquele maravilhoso lar, mas de toda a criação, não partiu primeiramente do homem, mas da mulher.


A mulher têm nas mãos grande influência sobre o homem, influência que certamente o conduz ao abismo com tudo o que ele possui se não estiver alicerçada na Sabedoria verdadeira.



A mulher cristã e a Sabedoria

A condução saldável do lar está nas mãos na mulher, sua destruição está intimamente ligada à tolice, a edificação está intimamente ligada à sabedoria, mas que sabedoria?


Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia.

Tiago 3:17

Aquela sabedoria adquirida por meio da cobiça e consequente obediência no Éden não é benigna, é satânica, imunda e maligna, uma sabedoria que não passa de loucura diante de Deus.


Esta falsa sabedoria abriu as portas para o pecado, o pecado segou o entendimento, o entendimento comprometido impede o conhecimento do bem, sem conhecer o bem, continuamos presos nos laços da maldade.


A verdadeira Sabedoria vem do alto, isto é, vem do Altíssimo e nos liberta da loucura e das amarras do pecado, nós a buscamos por intermédio da oração e da meditação nas Escrituras, assim adquire-se a verdadeira sabedoria que torna possível a realização do bem.




O valor da mulher cristã

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Provérbios 31:10-31

O valor da mulher cristã está ligado ao seu proceder, e o seu proceder será bom se ela buscar a Sabedoria que vem do alto.


A Palavra compara a mulher cristã e que bem procede com algo mais valioso que os rubis, assista essa interessante pregação expositiva da Palavra pelo reverendo Hernandes Dias Lopes acerca da mulher cristã genuína, a MULHER VIRTUOSA:




A mulher cristã e o marido

A mulher pode influenciar o homem para a honra, como também pode conduzi-lo à ruina, não precisamos ir muito longe para entender essa verdade espiritual, ao longo de toda a escritura nós vemos histórias de homens que agonizaram em covas profundas por influência de mulheres que não temiam à Deus e que não eram sábias.


Adão

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Gênesis 3: 6

Como vimos, Adão foi o primeiro homem a ser criado e sucumbiu ao pecado após ser-lhe oferecido por sua mulher o fruto proibido do conhecimento do bem e do mal, por isso o pecado entrou no mundo e junto com o pecado a morte.


José

Um dia, estava José em casa cumprindo os serviços habituais e ninguém mais se encontrava ali.  Então ela veio e puxou-o pela camisa, incitando-o a ir com ela. Mas ele preferiu deixar-lhe a camisa nas mãos e afastar-se rapidamente para fora de casa.  Quando viu que lhe tinha ficado com a camisa, começou a gritar, de tal forma que as pessoas dali perto, à volta da casa, acorreram.O meu marido trouxe para casa este escravo hebreu para nos ofender!, exclamava. “Tentou violentar-me e, quando comecei a gritar, fugiu; mas deixou aqui a camisa.

Gênesis 39: 11 - 15

José era nessa época servo de Potifar, chefe da guarda no Egito, com essa conduta má, a mulher de potifar não só lançou um homem inocente no cárcere como também manchou a honra de seu marido.


Sansão

E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela.

Juízes 16:1
...

E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.

Juízes 16:4

Sansão amargaria um trágico fim após seu abandono pelo Espírito do Senhor, seria preso e teria seus dois olhos furados, apesar de ele ter tomado a iniciativa de ter ido procurar a prostituta como vimos em Juízes 16 : 1, nós vemos aí mais um exemplo de uma mulher que não teme à Deus destruindo a vida de um homem.


Já o seu envolvimento com Dalila foi consensual e também contribuiu para o seu trágico declínio até a sepultura, não nos esqueçamos do que diz em provérbios:

Cova profunda é a boca das mulheres estranhas; aquele contra quem o SENHOR se irar cairá nela.

Provérbios 22:14

pois a prostituta é uma cova profunda, e a mulher pervertida é um poço estreito.

Provérbios 23:27

Salomão

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.

Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.

1 Reis 11:4-6

O que dizer de Salomão, o homem cuja sabedoria nunca houve e nunca haverá na terra, um homem extremamente sábio, mas que caiu em ruinas por influência de suas mulheres.


Poderíamos citar ainda as incontáveis vezes em que Deus puniu os israelitas com grande ira por causa do envolvimento com mulheres estranhas e a história de Esaú de fez sua mãe cair em profunda angústia por seu envolvimento com mulheres heteias como vemos em Gênesis 26:34-35 e Gênesis 27:46.


A mulher cristã têm nas mãos a preciosa missão de ser luz na vida de seu marido, é capaz de influenciá-lo para o bem, inclusive sem nem sequer precisar abrir a boca para tornar isso possível, mas pode usar somente o seu procedimento (1 Pedro 3: 1 - 5).


Assista a esta maravilhosa exposição da Palavra pelo reverendo Hernandes Dias Lopes que irá edificar muito o seu casamento:





Qual o papel da mulher cristã?

A mulher cristã tem o papel de auxiliar o marido na condução do lar e educação dos filhos, sendo-lhe submissa por amor no Senhor, além de alimentar a aspiração por uma vida piedosa, de amor ao próximo, influenciando todos à sua volta.


Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.

Gênesis 1:27

Por que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas, a mulher foi criada por Deus, para servi-lo, logo deve viver de modo digno, pautando a sua vida pelas veredas da justiça, procurando ser sábia, amorosa, companheira, fiel, compassiva, ajudadora, mansa e sobretudo temente à Deus.


Veja esta exposição do reverendo Augustus Nicodemus sobre o que é a submissão bíblica da mulher ao seu marido:



A beleza da mulher cristã

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.1 Pedro 3:3-4

A mulher cristã não deve ser bela aos olhos do mundo mas sim aos olhos de Deus e ser bela aos olhos de Deus nada tem a ver com a aparência externa, porque Ele esquadrinha os corações (Jeremias 17 : 10).


Ao procurar a beleza interna, aquela do ponto de vista do Reino de Deus, ou seja, procurando ser uma mulher cristã em toda a sua maneira de viver, automaticamente a mulher entende como deve ser a beleza externa, evitando o sensualismo exacerbado que provoca a queda de outros homens, mas prezando pela modéstia e sensatez.



A vestimenta da mulher cristã

mulher cristã

A vestimenta da mulher cristã deve ser para a glória de Deus e fazemos algo para a glória de Deus quando a intenção é a edificação da alma e morticifição do pecado.




Como uma mulher cristã deve se vestir?

Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.

1 Timóteo 2:9-10

Vestir-se com sensualidade provoca desejos impuros em outros homens, o que consequentemente os conduz ao pecado, nós temos a capacidade de olhar para dentro de nós mesmas e procurar o real motivo de nossas ações.


Por essa razão, ao vestir uma roupa e olharmos no espelho enquanto nos inclinamos de um lado para o outro nós sabemos responder para nós mesmas se a intenção é ou não sensualizar e/ou se estamos ou não sensuais e a partir daí tomarmos uma decisão santa.



Quais são os deveres da mulher cristã?

  1. Temer à Deus (Provérbios 31:30);

  2. Ser digna e não caluniadora (1 Timóteo 3:11);

  3. Ser submissa e ajudadora do seu marido (1 Pedro 3:1) (Gênesis 2:18);

  4. Honrar o marido (Provérbios 12:4);

  5. Não provocar os filhos à ira (Efésios 6: 4);

  6. Vestir-se com modéstia e discrição (1 Timóteo 2:9-10) (Provérbios 11:22);

  7. Edificar o lar no Senhor(Provérbios 14:1);

  8. Ensinar a prudência às mulheres mais novas (Tito 2:3-5);

  9. Evitar a contenda, brigas e amargura (Provérbios 21:19);

  10. Praticar a bondade (Provérbios 11:16);


A auto estima da mulher cristã

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.

Filipenses 4: 12 - 13

É bem verdade que passamos por momentos difíceis neste mundo, a perda do emprego, o divórcio, a perda de um ente querido, uma enfermidade, a impiedade do marido e uma série de tempestades que surgem repentinamente.


Não há nada fora do normal nessas coisas, o mundo jaz do maligno e não se engane, os dias são maus, se passamos por um dia inteiro sem que algo ruim aconteça, agradeçamos ao Senhor por isso.


É possível ter contentamento, alegria e paz na tribulação, como? Através da Graça, não sabemos o que é isso porque na maioria das vezes buscamos o contentamento em lugares vazios.


Paulo encontrou força, paz e contentamento em Deus nos momentos em que, naturalmente, qualquer homem desfaleceria o espírito. Em sua maior parte, os momentos em que você mais vê o povo de Israel gozando momentos de paz e felicidade são naqueles momentos em que eles se derretem aos pés do Senhor diante de alguma tribulação.


Busque ao Senhor quando tudo estiver bem, quando porém as coisas saírem do controle, não se esqueça, elas saíram do seu controle, não do controle de Deus, busque-o e Ele saciará a sua alma e te encherá de paz e contentamento, mesmo diante da mais profunda crise.



Oração da mulher cristã

mulher cristã

Vocês, orem assim:
"Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores.
E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Mateus 6:9-13

É importante sabermos que devemos orar conforme Jesus Cristo nos disse para orar, Ele não nos deixou uma oração separada e específica para a mulher cristã, mas deixou a oração conhecida como "Pai nosso" para que, tanto mulheres como homens cristãos orem à Deus.


Esta oração que Cristo nos entregou é na verdade um modelo e não a oração em si, caso contrário iríamos repeti-la sempre.

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos - Bíblia. 

Mateus 6:7



Como então devemos orar?

Ações de graça

"Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.

Nós iniciamos a nossa oração com ações de graça, ou seja, agradecendo, louvando, engrandecendo e bem-dizendo o nome do nosso Senhor, o Altíssimo.


Petição

Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia.

Em seguida podemos pedir ao Pai o que queremos, pedimos o pão que é fornecido todos os dias para o dia de hoje, isso significa que não devemos chegar diante de Deus com petições maculadas pela ganância, querendo aquilo que nos faz mau, querendo algo por motivo de cobiça à algum bem de outrem ou querendo além do que precisamos.


Lembre-se do maná no deserto (Êxodo 16: 31) que Deus enviou e ordenou que colhessem somente o necessário para cada dia, quando porém enviou as codornizes permitindo que o povo comesse até que saísse pelo nariz, enviou também em seguida um castigo severo, pois a petição não era razoável e benigna (Números 11: 4 -35).


Pedido de perdão

Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores.

Agora podemos pedir perdão pelos nossos pecados, não nos esquecendo que o perdão de nossos pecados está condicionado à nós perdoarmos os pecados das outras pessoas contra nós (Mateus 6: 14).


Pedido de Proteção

E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,

Na sequência pedimos a Ele proteção - lembrando que os dias são maus - contra as astutas ciladas do diabo, e tendo fé em sua Palavra e Promessa que diz que não nos sobreviria tentação tão grande que não poderíamos suportar (1Coríntios 10: 13).


Glorifique o nome dEle

porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

A oração termina assim como ela começa, glorificando o Nome Santo do Senhor.



Comportamento da mulher cristã

mulher cristã

O comportamento da mulher cristã deve ser fundamentado na Rocha que é Cristo, pautado pela Justiça do Reino de Deus, logo, ela deve influenciar a todos à sua volta com o seu proceder e há tanto Poder de Deus nisso que ela consegue inclusive ganhar o marido não crente pra Cristo agindo assim (1 Coríntios 7: 13 -14).



Conclusão

Nós mulheres cristãs devemos buscar a Sabedoria que vem do alto para que sejamos capacitadas a fazer o bem e tornar possível honrar e amar nossos maridos e nossos filhos, lutar por nosso casamento e influenciar nossa casa, nossa família e nossa sociedade, acredite, em Deus isso é possível!


Se você gostou deste artigo te peço que assine a nossa newsletter pra receber em primeira mão todas as novidades, comenta aí embaixo o que achou, ah! E não se esqueça de me seguir no Instagram, Youtube e Pinterest.


Graça e paz!




HOME







305 visualizações0 comentário