EDUCAÇÃO CRISTÃ | Filhos para a Glória de Deus.

Atualizado: 7 de mai.

Onde foi que eu errei? A seriedade em educar seus filhos biblicamente hoje é o que poderá te impedir de ser o próximo a ter este questionamento amanhã.

educação cristã

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Provérbios 22:6 

Eis uma aí uma grande promessa bíblica para a mulher cristã e para o homem cristão e bem sabemos que a Palavra de Deus não cai por terra, não se perde, mas pelo contrário, tudo o que procede da boca do Altísssimo se cumpre.


Mas então como esplicar o fenômeno malígno que tem se multiplicado na igreja de Cristo - falo do Corpo - : filhos de pais cristão e até mesmo filhos de autoridades como Pastores e Presbíteros se desviando ou apostatando da fé, ou levando uma vida totalmente desregrada e movida a escândalos na presença de Deus.


A resposta é muito simples: Pais cristãos têm falhado em educar seus filhos e inconsciente ou consientemente os entregado às veredas tortuosas de satanás, neste artigo nós vamos explanar pontos importantes acerca deste tema e extrair alguns insights para uma efetiva educação de filhos para a Glória de Deus.




Fundamentos da educação cristã

A educação cristã fundamenta-se no Deus trino, na figura do Pai, no Espírito Santo e do Filho Jesus Cristo, com a consciência de que o homem é ser criado, perdido e resgatado por este mesmo Deus e que por pertencê-lo, deve então andar em conformidade com sua Palavra, as Escrituras Sagradas.



Qual a importância da educação cristã?

Para o mundo a educação cristã significa um sobrenatural controle sobre os problemas sociais em que vivemos, vez que são obras infrutíferas oriundas do pecado, que por sua vez são combatidos em uma vida de santidade pautada pela Palavra de Deus na educação cristã. Para a igreja é fonte vida.





Educação cristã e não cristã

É importante distinguir a educação cristã de outros tipos de educação que, embora sejam comuns em nossa sociedade, espiritualmente não produzem uma vida santa e regada de bons frutos.


Embora muitos cristãos conheçam basicamente a diferença entre a educação cristã e os modelos de educação religiosa pura e simples e secular, estes modelos têm invadido os lares cristãos e influenciado a criação dos filhos.





Educação cristã e educação secular

O que é a educação cristã?

A educação cristã é um modelo de educação que transcende o natural e secular modelo de educação familiar, ou seja, na educação cristã, educa-se filhos segundo princípios e valores cristãos, onde o amor à Deus deve sobrepor o amor aos pais, alcançando este objetivo, tem-se no futuro um indivíduo que não se desvia mais deste caminho.



o que é a educação secular?

A educação secular é a educação segundo os costumes mundanos em se tratando de familia e sengundo o sistema de ensino governamental, em se tratando de escola, pode ser laica em ambos os casos como por exemplo no Brasil, como também pode estar lastreada em alguma religião à exemplo da Itália e alguns países do oriente.



Educação cristã e educação religiosa

Já a educação religiosa é uma educação focada em ritos, ou seja, dogmatimos superficiais que não incutem no cerne do indivíduo valores e princípios que justifiquem um eventual estilo de vida, em outras palavras é uma vida ritualíscas pautada em uma fé não enraizada em Cristo.





Educação cristã infantil

educação cristã

O que é a educação cristã infantil?

A educação cristã infantil é o ensino progressivo, intensivo e evolutivo das disciplinas, valores e princípios cristãos aos indivíduos desde o berço, encucando-lhes a Palavra na memória para que a tenham como as maiores leis que disciplinam o modo correto de viver e nunca de desviem dela.



Como pais cristãos devem educar seus filhos?

É na infância onde tudo começa, quando o indivíduo ainda é um bebê os pais já devem ensiná-lo os valores e princípios do cristianismo e intensificar e aprimorar este ensino com o passar do tempo, adequando-o à evolução da criança.

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

Deuteronômio 6:7-9

Em Deuteronômio vemos como deve ser esta educação, O TEMPO TODO, deve ser uma busca constante de pais cristãos, ensinar aos filhos como eles devem andar em um mundo corrompido e imerso no pecado.


A Palavra deve ser inserida na mente nos pequeninos deste os os primeiros indícios de compreensão da vida, dia após dia, para que ele tenha com o passar do tempo uma compreensão clara de quem ele é, o que é o pecado, o que é a Escritura Sagrada, quem é Deus, o que é a obra da Redenção e o que é o Juízo.



Porque muitos filhos de pais cristãos se desviam da fé?

educação cristã

Analisando novamente o texto bíblico objeto deste artigo...

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Provérbios 22:6

Primeiramente precisamos entender qual é o caminho que a que o texto se refere, no versículo anterior temos:

Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele.

Provérbios 22:5

Há aqui uma exposição do caminho do perverso, uma consequência tácita deste caminho e um alerta para os que não querem ter sobre si a mesma consequência, que adotem um caminho oposto ao deste personagem.


A consequência tácita a que o texto se refere é a perdição da alma, uma vez que ele claramente diz que "o que guarda a sua alma retira-se para longe dele" dele quem? Do caminho do perverso.


Logo em seguida, no versículo posterior temos o contraponto, outro caminho a ser seguido e a revelação de algo que tem muito poder de influência neste caminho, o caminho da Justiça, que deve ser passado dos pais para os filhos.


Nós temos então a promessa divina de uma fé tão sólida para os nossos filhos, a ponto de jamais se desviarem dela, CONDICIONADA a um ensino eficaz deste caminho. Logo, a única resposta para o desvio da fé de tantos filhos de cristãos é que houve falha no ensino.



Dissecando o problema

Temos dois tipos de problemas que explicam o desvio da fé de muitos filhos de pais cristãos:

  1. Pais que são cristãos diante da congregação, mas ímpios em casa;

  2. Pais que são cristãos, mas falham em pontos vitais do processo de ensino.


Pais que são cristãos diante da congregação, mas ímpios em casa

Não se pode dar aquilo que não tem, nem ensinar aquilo que não se pratica...

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Hebreus 12:1

A primeira testemunha a contemplar o comportamento de um casal, seja ele bom ou ruim e poder emitir um juizo de valor, são os filhos, muitas vezes, por um bom tempo, estes são na verdade os únicos, daí o espanto por parte da congregação e a pergunta: Porque aquele jovem se desviou se os pais são uma bênção?


Não se iluda, seu filho não seguirá o que você diz, mas o que você vive, você deve buscar água da fonte com todas as suas forças, por mais díficil que seja em determinados momentos, para que possa saciar a sede dele.


Caso esteja passando por algum momento de frieza esperitual, busque socorro ao Senhor e procure endireitar sua vida em tudo o que puder, dia após dia, para que seu filho não te ache em falta, não se desvie do caminho e ainda te repreenda quando você cobrá-lo algo que você não faz.


Seu filho precisa te ver orar, jejuar, estudar as Escrituras, tratar bem o seu cônjuge, pagar as contas em dia, enfim, o conjunto de tudo isso, aliado à constante exposição da Palavra à ele é o que fará com que ele realmente tenha temor à Deus, e por temê-lo, siga no caminho ensinado.




Pais que são cristãos, mas falham em pontos vitais do processo de ensino.

Há muitos erros que muitos pais comentem no processo de ensino aos filhos, mesmo sendo notoriamente cristãos, não se assuste se você também estiver cometendo erros pontuais como alguns dos que citarei aqui na educação do seus filhos, cristãos erram, somos miseráveis, estamos sujeitos à influência do pecado, embora livres de seu domínio.


Importa que detectemos estes erros e consertemos-los para que não maculem o processo de um ensino cristão eficaz aos nossos filhos.


Alguns erros comuns são:

  • Liberação do uso indiscriminado de telas como computador, notebook, celular e outros eletrônicos com acesso à internet sem fiscalização, que invariávelmente acaba servindo de laço e porta aberta para o aprendizado de palavrões, torpezas, richas e pornografia;

  • Não acompanhamento de perto das companhias com que o filhos está andando. "Não se engane, as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33);

  • Ensino desleixado pelo fato de os pais priorizarem mais os trabalhos seculares e relacionados à congregação, bem como por estarem exaustos por conta disso em todo o tempo em que estiverem em casa;

  • Envio do filho à colégios extremamente hostis à todo o ensino cristão passado em casa. Lembre-se, não adianta ensinar seu filho a ser uma ovelha e soltá-lo em um chiqueiro;

  • Embora ensinando com exímio, deixar os filhos sem correção à medida que atos de rebeldia surgem com o seu desenvolvimento. Lembre-se, não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura. (Provérbios 23:13,14).



Bom, estes são os erros mais comuns que levam muitas famílias a um mar de dores pelo desvio de seus filhos do Evangelho, acrescentado muitas vezes à adoçãopor parte destes de uma vida pomíscua de bebedeiras, baladas, prostituição, crimes, drogas e toda sorte de pecados.


Não se escandalise ao ver determinado filho de pais cristãos mergulhado nos prazeres mundanos, contudo tenha certeza, não foi a Palavra de Deus que errou ou foi ineficaz, de forma alguma!


Procure identificar dia após dia tudo aquilo em que você precisa melhorar natural e espiritualmente e que possa ter um impacto direto na educação cristã de seus flhos, e afaste do seu lar, ou restrinja o acesso por parte deles, à coisas que possam servir de tropeço.


Ao retringir o acesso por parte deles à telas por exemplo, lembre-se de fazê-lo não pela força, mas por meio do Espírito e da Palavra, deixando claro que aquilo não edifica, ao contrário, provoca o entristecimento do Espírito e afastamento de Deus.


Agindo assim, seu filho se afastará de maus caminhos por amor à Deus e não por medo de você, se assim não for, tenha certeza que provavelmente o fará escondido. Lembre-se, é necessário que Cristo cresca e que você diminua, até mesmo na educação de seus filhos.


Veja este video curto, porém enriquecedor do reverendo Augustus Nicodemus sobre a disciplina ao filhos na esteira do ensino cristão:




O Lar e a educação cristã


O lar é onde tudo começa, é nele onde o indivíduo nasce e tem a sua personalidade, seus princípios e seus valores formados por seus pais, que preparados e certos de da importância desta missão, devem procurar com zelo tornar isto possível.



livros sobre educação cristã?

É bem vindo a utilização de materiais bíblicos que auxiliem a compreensão da escritura por parte de seus filhos, materias estes adequados a cada faixa etária, como por exemplo livros ilustrativos para crianças e comentários bíblicos para adolescentes.


É importante entender também que você deve ter o cuidado de não sair por aí comprando qualquer coisa que ver pela frente, pesquise sobre livrarias e editoras que têm compromisso com a Verdade, preferencialmente as reformadas.


De qualquer forma, nunca se esqueça que seja lá qual for o material, você tem o dever de ensinar ao seu filho que nenhum deles deve ser verdade infalível e inerrante diante de qualquer que seja o tema, mas devem ser confrontados com o filtro da Palavra.




Atividades que auxiliam na educação cristã infantil

Algumas atividades práticas também podem auxiliar no ensino cristãos, principalmente das crianças como desenhos, quebra-cabeça, etc. Contudo, as melhores atividades práticas que irão auxiliar na educação cristã de seu filho e fixá-lo dia após dia no caminho correto é:

  • Orar juntos;

  • Praticar a piedade juntos;

  • Ler a bíblia juntos;

  • Louvarem juntos;

  • Irem juntos à igreja.

E quaisquer outras atividades que puderem ser desenvolvidas tendo como fim a edificação familiar.



Educação cristã na igreja


A igreja é uma peça fundamental que serve como auxílio na educação cristã de seus filhos, lá eles terão comunhão com os irmãos em cristos, pessoas que partilham da mesma fé, o que solidificará todo o aprendizado que eles tiveram em casa.


Somente entenda que sua tarefa não pode ser transferida para o seu pastor, toda a tarefa bruta de lapidar seus filhos é tão somente sua, para que lá ele esteja em comunhão com os irmãos na fé, que como eles, também foram lapidados.




Conclusão

Devemos nos munir de uma vida prática da Verdade para que então possamos ensinar nossos filhos o caminho em que deve andar, coerentemente e sem hipocrisia, para que eles possam crescer e não se desviarem dele.


Não se desespere pensando ser esta uma tarefa impossível, pois de fato está longe disso, você não precisa de seminários, livros caros, pergaminhos antigos ou de uma unção especial pra isso, basta buscar socorro em Deus e na Sua Palavra.







HOME




















223 visualizações0 comentário